sexta-feira, abril 06, 2007

ANTONIO SALEMA, séc. XVI

Ilha de São Tomé

Área de Cabo Frio - Estado do Rio de Janeiro (Brasil)


Nota bibliografica de ANTONIO SALEMA segundo:
- Diogo Barbosa Machado, 1741, BIBLIOTHECA LUSITANA, TOMO I, páginas 382-383.

ANTONIO SALEMA, natural da antigua Villa de Alcacer do Sal da Diocese de Evora. Teve por Pays a Diogo Salema, e a Catherina Salema sua Prima. Foy Licenciado em Leys, e hum dos primeiros Collegiais do Collegio Real de S. Paulo admitido a 2 de Mayo de 1563. Depois de ler huma Cathedrilha de Instituta subio à Cadeira do Codigo no anno de 1567 onde dictou a Postilla ao Tit. Cod. De Fide instrumentorum, e outra ao Tit. Cod. Plus valere quod agitur, quàm quod fimulate concipitur. Sendo Dezembargador da Casa da Supplicaçaõ de que tomou posse por seu Procurador o Dezembargador Diogo Lameira a 16. de Março de 1570. foy mandado com huma Alçada a Pernambuco por ordem delRey D. Sebastiaõ, e depois de concluida esta incumbencia foy Governador de S. Thomé
[1], e do Rio de Janeiro[2]. Voltando ao Reyno foy nomeado Dezembargador dos Aggravos a 19 de Fevereiro de 1583. Cazou com D. Luiza de Siqueira filha de Affonso Bicudo, e de Izabel de Siqueira, a qual por morte de Antonio Salema seu primeiro marido passou a segundas vodas com Francisco de Almeida de Vasconcellos Secretario de Estado de Portugal em Madrid. Falleceo em Lisboa a 13 de Março de 1586. Jaz sepultado no Convento de S. Francisco. Fazem memoria delle Cabed. De Patronat. Regio cap. 44 D. Nic. De Santa Maria Chron. Dos Coneg. Reg. Liv. 10. cap. 7 n. 9. Sachin. Hist. Societ. Part.4. lib.2. n.172. e meu Irmaõ o P. D. Jozè Barbos. Nas Mem. Histor. Do Colleg. Real de S. Paul. Pag.82 n.7. e no Archiathaen. Lusit. P.15.
Impavidus Çalema levi vada salsa carinà
Trajiciet, cinctosque armis ruet acer in hostes:
Viribus at fractos, vanoque furore tumentes
Fuditus evertet, patriasque remittet ad auras
Compoz
Tratado da Conquista, que fez do Cabo frio
[3] contra os Franceses, e o Gentio Tamoyo, que nelle estavaõ fortificados. M. S. De cuja obra se lembra Maris dialog. De varia Hist. Dial.5. cap.2.

_____________________________________________
[1] Corresponde actualmente à Ilha de São Tomé, que se situa no Golfo da Guiné, na zona equatorial.
[2] Na época correspondia à Capitania dada em 1532 por iniciativa regia a Lopo de Sousa, de forma a terem autonomia para defenderem o território e o desenvolverem. Entretanto este modelo foi abandonado e em resposta militar contra o projecto francês de colonização da região, Estácio de Sá funda a povoação de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 1 de Março de 1565, como base militar portuguesa na Baia de Guanabara. Inicicialmente a povoação ficava junto ao actual Pão de Açucar, passando por iniciativa de Mem de Sá mais para o interior da Baia de Guanabara por volta de 1567-1568. Será esta nova localização da povoação que irá conhecer António Salema quando inicia a governação do Rio de Janeiro. Os franceses entretanto expulsos da Baia de Guanabara, mantem-se na zona do Cabo frio, sendo explusos definitivamente em 1575. Este feito militar será relatado por Antonio Salema.
[3] Região oriental do actual Estado Brasileiro do Rio de Janeiro, na zona de fornteira com o Estado do Espirito Santo.

0 comentários: