segunda-feira, novembro 13, 2006

O Cancioneiro do Sado: Jornal Pedro Nunes: II Parte






___________________________
Jornal nº 90, 12 de Abril de 1908

Lá em val de guizo
Navegam bateis;
As moças do Sado…
Não valem dez reis!

Todas ellas teem
Calcanhar rachado!
Não valem dez reis…
As moças do Sado!...

_______________________________
Jornal nº 91, 19 de Abril de 1908

As moças do Sado
Ajuntam-se às dez!
Derrubam a lenha…
Co´as unhas dos pés!...


P´ara dentro dos mattos…
Se alguma se embrenha,
Co´as unhas dos pés…
Derrubam a lenha!...

_________________________
Jornal nº 92, 26 de Abril de 1908

Podesse eu amor,
Viver no teu monte;
Conversas teria…
Comtigo na fonte!


Seriam p´ra nós
D´immensa alegria!
Comtigo na fonte…
Conversas teria!...


______________________
Jornal nº 94, 10 de Maio de 1908

Amor se não era
Do teu próprio gosto,
P´ra que me deixaste…
Beijar o teu rosto?!

Quando eu te osculei
Se tu não gostaste,
Beijar o teu rosto…
P´ra que me deixaste?!

________________________
Jornal nº 95, 17 de Maio de 1908

Se eu tivesse a dita
Que a guitarra tem,
Andava nos braços
Do meu lindo bem.

Gosando estaria
De tão doces laços,
De meu lindo bem
Andava nos braços


_______________________
Jornal nº 96, 24 de Maio de 1908

Amores ao longe
Não se podem ter,
Dão muito trabalho
Aquém os vae vêr.

Embora caminhem
Por qualquer atalho!
A quem os vae vêr…
Dão muito trabalho.

__________________________
Jornal nº 97, 31 de Maio de 1908

Despreza-me amor,
Se o teu gosto é esse.
- Só fazes as coisas
A quem não merece!

Com tanto adejar
Vê lá onde poisas.
- A quem não merece
Só fazes as coisas!


______________________________
Jornal nº 98, 7 de Junho de 1908

Já lá vae a lima
Cá fica o limão.
- Fiquei sem a prenda
Do meu coração!...


Ainda não fiz
D´amor encommenda.
- Do meu coração
Fiquei sem a prenda!...

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia que havia poesia popular muito bonita em Alcácer...
O pessoal era bem româñtico

Anónimo disse...

È DE SALUTAR A ESTE NOVO ARTIGO PUBLICITADO POR ESTE BLOG, PORQUANTO A CULTURA POPULAR VEICULA A MENSAGEM DOS ACTORES SOCIAIS, NORMALMENTE POUCO EVIDENCIADOS.

miguel Coquilho